Cia. Cuiteense de Teatro

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Representantes do Ponto de Cultura Portadores de Eficiência participam de encontro com demais Pontos de Cultura da Paraíba.

No último dia 23 de fevereiro do corrente ano aconteceu no Espaço Cultural na cidade de João Pessoa uma reunião dos representantes dos pontos de cultura da Paraíba e a equipe da Secretaria Estadual de Cultura formada por Maristela, Ana Carolina e Edson, onde a pauta da mesma foi sobre a possível data e local para o encontro dos pontos de cultura da Paraíba, denominado Teia, como também foram abordados entre outros temas as prestações de contas e uma melhor interação e organização dos demais pontos, fincando decidido que cada região iria reunir-se para debater seus embates, dificuldades, erros, acertos e  possíveis soluções de problemas, ficando marcada uma outra reunião com estes representantes de cada região para confirmarem estes dados a nível estadual, afim de um melhor desenvolvimento dos trabalhos e procurar mostrar a cultura destes não só para a sua cidade ou região, mas para toda a Paraíba. 
Esteve presente nesta reunião o secretario estadual de cultura Chico César que também interagiu no debate em pauta sobre os pontos de cultura da Paraíba, contribuindo para o engrandecimento da reunião, tentando assim fortalecer os demais pontos em torno da recém criada Secretaria Estadual de Cultura.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pontos querem novo Conselho Estadual de Cultura

Os pontos de cultura da Paraíba estarão reunidos com o Secretário de Cultura, Chico César, no dia 22 de fevereiro, no Espaço Cultural em João Pessoa. Na pauta, rearticulação dos fóruns e conselhos de cultura, incluindo o estadual. Os pontistas desejam receber informações sobre a Lei que criou o atual Conselho Estadual (Regulamento e Regimento Interno), bem como referências mais atuais de Conselhos de Políticas Públicas de Cultura.
“Vamos propor paridade na representação para uma proposta de um novo Conselho Estadual: opiniões diferentes sobre o número de representantes do governo e da sociedade civil, podendo a representação do governo ser igual ou menor”, disse um coordenador de Ponto de Cultura.

Em João Pessoa, o diretor da Funjope, Milton Dornelas, falou sobre o processo de implantação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, informando que o Projeto de Lei já sancionado pelo Governo tem o seu Decreto Regulamentador já analisado pela Procuradoria Geral do Município e que se encontra no Gabinete do Prefeito. A perspectiva é de que ainda esse semestre os Fóruns Culturais  sejam convocados para indicação dos representantes.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

BREVE RELATÓRIO DA GESTÃO DO PONTO

        Inicialmente tivemos dificuldade em encontrar um local apropriado para o desenvolvimento do projeto, foi quando formamos parceria através da Secretaria Municipal de Cultura com a Prefeitura de Cuité que cedeu um local com instalações adequadas a plena execução do projeto,  devido ao cronograma do projeto iniciamos as matrículas em período escolar não letivo, e tivemos que divulgar o início das oficinas em veículo de som volante, e rádio comunitária local, tivemos ainda que adequar o plano de trabalho a maior procura dos alunos pelos cursos de violão e artesanato, e a disponibilidade dos oficineiros e material, bem como a ausência de oficineiros para artes plásticas no processo público seletivo 002/2010 para nosso ponto de cultura, a solução foi remanejar os oficineiros, elaborar horário compatível para atender as diversas disponibilidades dos mesmos, e destinamos um voluntário da Cia Cuiteense de Teatro para o curso de artes plásticas, outra dificuldade foi não ter no quadro financeiro os valores referentes as contribuições patronais, reduzimos  02 oficineiros  para poder aumentar o valor hora/aula  para efeito de dedução do empregado 11% e repasse patronal  obrigatório de INSS 20% ; dividimos as turmas para atender maior numero de alunos sem prejudicar o plano de trabalho e estamos funcionando de forma adequada ao nosso objetivo.


PONTOS FORTES: 

                                      I - 71 alunas nas oficinas de decupagem e pintura em tecidos, 146 alunos e alunas nas oficinas de Violão e Sanfona, 35 alunos e alunas nas oficinas de capoeira, 25 alunos e alunas na oficina de Teatro.

                                     II - Produção do curta metragem “Maldita Sorte” / Produção do Documentário Trilhas na Serra com equipamento de áudio-visual do ponto de cultura.

                                     III- Aceitação e participação da população, confiabilidade nos professores e gestores do ponto, inscrição muitas pessoas adultas.

                                     IV- Apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Cuité, O Boticário, PB Net, Sercont e Sebrae.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Reunião virtual dos Pontos de Cultura não tem bom êxito!!

          As representações regionais dos Pontos de Cultura da Paraíba realizaram na noite desta segunda-feira (14) a segunda reunião virtual. A ação, em fase de adaptação dos representantes, ainda não reúne quorum suficiente e está em sua fase de testes. Mesmo assim, os pontistas reunidos deliberaram pela realização de reunião presencial das regionais no próximo dia 22 de março, ás 14 horas, na Funjope, em João Pessoa, para fechar a programação da TEIA 2011, que será realizada na cidade de Areia no mês de maio.
Segundo Fábio Mozart, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, “os Pontos devem insistir nessa ferramenta que economiza tempo e dinheiro, otimizando ainda a qualidade dos debates”.
A reunião virtual acontece no ambiente do MSN, tendo um mediador que, após a reunião, salva em uma pasta específica o que foi digitado, que é também utilizado como ata.

REUNIÃO VIRTUAL – DIA 14/02/2011

Pontos presentes:

1.             Areia – Viva o Museu  – Lucia Giovanna
2.             Areia – Viva o Museu – Bisneta
3.             Cuité – Portadores de Eficiência – Robson
4.             Cuité – Portadores de Eficiência – Ismael
5.             João Pessoa – Escola Viva Olho do Tempo – Doci
6.             ITABAIANA – Cantiga de Ninar – Fábio
7.             Queimadas – Cultura e Arte Popular Paraibana – Mel Araújo
8.             São João do Rio do Peixe – PONTO DE CULTURA – Nivaldo Amador
9.             Luzimar

Informes:

1.   E-mail Buda na rede;
2.   Realização de oficinas em Cuité – “Portadores de Eficiência”.

Pauta:

1.   Definição do quorum da reunião: 20h = com a presença mínima de 27 pontos; 20h15 = 18 pontos; 20h30 = qq número – isso para deliberações.
2.   Local da TEIA: alguns ponto votaram em Areia, mas não houve a homologação pela plenária;
3.   Data da TEIA PB: 18,19 e 20 de março – sem maiores comentários;
4.   Reunião da Comissão Regional – após vários debates sobre a necessidade da articulação da representação do Ponto na Comissão Regional, ficou definido o dia 22/03 para que se tivesse essa reunião com todas as regionais.
5.   Reunião da Comissão Nacional – necessidade da reunião dos representantes até março para se poder tirar a pauta da PB para essa reunião.
6.   Regionais sem a participação efetiva de seus representante – encaminhamento: todos os pontos devem envidar esforços para que seus representantes compareçam à reunião e nos locais onde não há mais representação se buscar resolver tal situação. Resumindo os debates: cada ponto deve buscar se fazer representar na reunião.
7.   Reuniões virtuais – necessidade de se buscar uma maior articulação, a participação é sempre dos mesmos (e poucos).

Encaminhamento com vistas à reunião do dia 22/03:
1.   Doci solicita espaço e pauta à FUNJOPE;
2.   Organização da reunião: 14h às 15:30 ajuste de pauta, às 16h conversa com Milton e Chico; Cada representante deve levar para a reunião a pauta sugerida; os temas e convidados para as “rodas de conversa”.
3.   Cada Ponto busca articular para que sua representação esteja na reunião (grande mutirão – responsabilidade de todos);
4.         Fones: representantes do sertão: 88968453 Hernandes, 99130798 laercinho, 81198145 laercinho,

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Chico César Visita as Regiões Paraibanas.


VISITA AS REGIONAIS PARAIBANAS 
 
Há alguns dias, uma equipe da Secretaria de Cultura da Paraíba está visitando as regionais culturais do Estado para um primeiro contato com os movimentos de cada localidade.

O secretário Chico César e assessores já passaram pelo Sertão de Cajazeiras, Sousa e Patos. Segunda-feira, 14, é a vez de Campina Grande, onde eles terão reuniões no Cine São José, às 17h, e no antigo Maac, às 18h.

"Precisamos esclarecer nossas ações, que serão distribuídas em diversos pontos do Estado. É importante a participação do povo nesse processo todo que estamos criando, da construção de uma secretaria de Cultura", lembrou Chico.

O secretário convoca os artistas, produtores, simpatizantes e militantes da cultura para os dois momentos. A presença de Chico César nas duas reuniões foi confirmada pela própria @secultgovpb nas redes sociais.

A Cia. Cuiteense de Teatro está integrada no Colegiado do Territorio da Cidadania!!!

          A Cia. Cuiteense de Teatro foi integrada ao Colegiado do Territorio da Cidadania do Curimataú Paraíbano, com direito a voz e voto. A Plenária que homologou a decisão ocorreu na manhã de hoje, 11 de Fevereiro de 2011 na cidade de Cuité - PB em reunião que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Ponto de Cultura Portadores de Eficiência lança suas atividades de 2011.


Lançamento das Atividades de 2011

No último dia 05 de fevereiro aconteceu o lançamento dos trabalhos 2011 do Ponto de Cultura Portadores de Eficiência, que tem a realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo do Estado, Mais Cultura, Cultura Viva, Pontos de Cultura e a Cia. Cuiteense de Teatro.
O evento contou com a participação da direção do referido Ponto, como também as principais autoridades do Município de Cuité e um grande público que se fez presente prestigiando e abrilhantando ainda mais o lançamento.
Além da apresentação ao público dos oficineiros de capoeira, sanfona, violão, decupagem, pintura em tecido e teatro, houve também algumas apresentações culturais, sendo a apresentação da Banda Filarmônica Jovens Músicos do Bolsa Família local, o grupo Vivartes The Boys da cidade de Remígio PB., lançamento do filme curta metragem “Maldita Sorte”,filmado e editado pela direção do Ponto de Cultura e a apresentação do espetáculo teatral “A farsa do Poder” com o grupo Osfodidario da cidade de João Pessoa, logo após foi aberto a sede do Ponto para a visitação do público.
As oficinas do Ponto de Cultura Portadores de Eficiência terão inicio nesta segunda-feira dia 07 de fevereiro, tendo mais de trezentas pessoas inscritas nesta primeira etapa.

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA OFICINEIROS

         RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA OFICINEIROS
                                                             

COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 002/2010


RESULTADO FINAL


A Comissão de Seleção do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais para atuarem no Ponto de Cultura Portadores de Eficiência de Cuité PB, de acordo com o que lhe confere a PORTARIA  Nº CCT  002/2010, no uso de suas atribuições torna público o Resultado Final do processo supracitado, conforme estabelece o EDITAL CCT 002/2010 de 10 de Outubro de 2010.

1.      Aprovação e classificação dos Candidatos
1.1   Cumprindo rigorosamente o EDITAL 002/2010 da Cia. Cuiteense de Cuité, e considerando estritamente a ata homologada pela Comissão de Seleção do Processo Simplificado, obteve-se como Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais para atuarem no programa PONTO DE CULTURA PORTADORES DE EFICIÊNCIA, o seguinte quadro:

CANDIDATO
ÁREA
NOTA FINAL
RESULTADO
Anderson Ferreira Gomes
Violão
7,0
Aprovado e classificado
Luiz Carlos da Silva Medeiros
Capoeira
7,0
Aprovado e classificado
Sérgio da Silva Cruz
        Violão
7,0
Aprovado e classificado
Arlinda Ferreira de Macêdo
Artesanato
     6,0
Aprovado e classificado
Dioclébio da Costa Macedo
Teatro
     6,0
Aprovado e classificado
Josefa da Silva
     Artesanato
5,0
Aprovado e classificado
Joelson Pontes Félix
Sanfona
5,0
Aprovado e classificado
José Carlos Nascimento de Oliveira
      Capoeira
5,0
Aprovado e classificado
Artes Plásticas
Não compareceu nenhum oficineiro
 
   Obs:  A oficina de  Artes Plásticas será ministrada pelo oficineiro voluntário Ismael A. Moura.

Edital de Seleção para Oficineiros

                   EDITAL DE SELEÇÃO PARA OFICINEIROS
O PRESIDENTE DA CIA. CUITEENSE DE TEATRO, de Cuité, Paraíba, no uso de suas atribuições, torna público que, no período de 10 de Outubro de 2010 a 10 de Dezembro 2010, serão recebidas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ADMISSÃO DE OFICINEIROS para o Ponto de Cultura “Portadores de Eficiência”, em atendimento ao Plano de Trabalho constante no Convênio Nº 0121/2010, celebrado com o Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura/SEC-PB, que atenderá aprendizes na área de arte e cultura. São oferecidas 08 (oito) vagas para contratação imediata de oficineiros (as), sendo uma para oficina de Teatro, duas para Artesanato,  uma para Artes Plásticas, uma para Capoeira, duas para Violão e uma para Acordeon. Os interessados devem fazer sua inscrição na sede do Ponto de Cultura “ Portadores de Eficiência ” localizada na Rua 07 de Setembro, nº 307 – Centro – Cuité, PB. Para outras informações acessem o edital completo no mural da Secretaria Municipal de Cultura ou do Ponto de Cultura Portadores de Eficiência,  e-mail pontodecultura@hotmail.com

Cuité 10 de Outubro de 2010

Ismael de Azevedo Moura
Coordenador