Cia. Cuiteense de Teatro

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dilma Rousseff diz que manterá Pontos de Cultura

Dilma Rousseff diz que manterá Pontos de Cultura

Na coluna “Conversa com a Presidenta” desta terça-feira (26/7), a presidente Dilma Rousseff garantiu que vai manter os Pontos de Cultura — principal iniciativa do programa Cultura Viva, criado no governo Lula. A coluna de Dilma é publicada em jornais e revistas no Brasil e no exterior, além do Blog do Planalto.
“O programa Cultura Viva foi elogiado pela senhora como sendo um dos melhores programas do governo. Contudo, hoje há inadimplência”, apontou o produtor cultural Fernando Milani Rosella, de Jaú (SP).
Dilma respondeu que manterá o programa — “uma herança muito importante do governo Lula”. Ela lembrou que o Cultura Viva tem como base os Pontos de Cultura, que são núcleos de produção cultural independente, instalados nas periferias das grandes cidades e no interior do Brasil para a promoção da diversidade cultural brasileira. Segundo a presidente, esses núcleos são mantidos pelas próprias comunidades e apoiados pelo governo federal.
“Os selecionados pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio de editais públicos, recebem subvenções. O objetivo é estimular e fortalecer suas atividades, com a contratação de profissionais e aquisição de equipamentos. Já há mais de 2.700 Pontos de Cultura em todo o país, que envolvem milhares de pessoas em atividades de arte, cultura, educação, cidadania e economia solidária”, afirmou Dilma.
Em relação aos restos a pagar, que ficaram para este ano, a presidenta informou que mais de 30% deste valor já foi pago até junho — o MinC está trabalhando para que o restante seja pago até o fim do ano. “A situação está se normalizando. O apoio aos Pontos de Cultura é o reconhecimento de que o povo é não apenas receptor, mas também protagonista, produtor e difusor de cultura e arte. Esses núcleos contribuem de forma significativa para o exercício pleno da cidadania.”
Observatório do Direito à Comunicação

A Prefeita de Cuité, Euda Fabiana, parabeniza o diretor e cineasta Ismael Moura


 



A prefeita Euda Fabiana, em nota através do Blog Por Trás da Serra de Cuité, parabeniza o nosso diretor e cineasta Ismael Moura, pelo curta “Degradação das Almas” que foi selecionado em um evento nacional.



A mesma falou ainda que "é de interesse de nossa gestão invenstir e incentivar os artistas locais, bem como suas produções".

A prefeita desejou sorte durante o festival, e disse está certa de que Cuité estará muito bem representado durante o Curta Taquary.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

“Degradação das Almas” em Festival Nacional


“Degradação das Almas” em Festival Nacional
                
 O curta metragem “Degradação das Almas” de Ismael Moura foi selecionado para concorrer na categoria Mostra Competitiva Primeiros Passos no 4° Festival  Nacional de Curta Metragem, Curta Taquary, na cidade de Taquaritinga do Norte no Estado de Pernambuco.
            O evento acontecerá dos dias 14 a 16 de setembro de 2011, onde estarão concorrendo em muitas categorias curtas metragens de várias regiões do país. Desejamos portanto muita sorte ao curta “Degradação das Almas” que irá representar a cidade de Cuité nacionalmente, mas diante mão já parabenizamos o diretor do mesmo pelo curta ter sido selecionado a nível nacional.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Cícero Lucena vai debater programa Cultura Viva no encontro dos Pontos de Cultura

Senador Cícero Lucena
A Comissão de Articulação da TEIA 2011, o encontro dos Pontos de Cultura da Paraíba, aprovou convite ao senador paraibano Cícero Lucena para participar de debate sobre o programa Cultura Viva que será realizado no dia 12 de setembro, na cidade de Areia.
O senador Cícero Lucena dividirá mesa redonda com Jandira Fegalli e Alice Portugal, a primeira presidente da Frente Parlamentar da Cultura no Congresso Nacional e a segunda relatora do Projeto de Lei que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, o Pró-Cultura.
O senador paraibano Cícero Lucena é membro titular da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Para discutir também o tema Programa Cultura Viva, estará na mesa o Secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, e, ainda dependendo de confirmação, a Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Marta Porto.
A maioria dos representantes dos Pontos de Cultura da Paraíba apoiou a iniciativa de incluir o senador Cícero Lucena no debate. “Não temos bandeiras políticas, nossa divisa é a cultura”, afirmou Melissa Araújo, representante do Ponto de Cultura de Queimadas, o “Cultura e Arte Popular Paraibana”.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Nasce mais uma produção cinematográfica no Sertão

Em uma noite memorável, sob uma forte neblina e ao som dos aplausos de uma excelente platéia eclética de crítico cinematográfico a realizadores, curiosos e populares, o tão esperado filme Antoninha, do diretor Laercio Filho, estreou no último sábado enc
Nanego Lira, Marcela Cartaxo e Aghata Barbosa no filme Antoninha
errando a 2ª Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano, realizada no período de 13 a 16 de julho na Fazenda Acauã, município de Aparecida-Paraíba.
Estrelado pela atriz pernabucana radicada em Sousa, Agatha Barbosa, no papel da protagonista e com nomes de peso no cinema paraibano a exemplo de W. Solha, Marcélia Cartaxo e Nanego Lira, Antoninha promete entrar para a lista das grandes produções cinematográficas da Paraíba.
O filme foi roteirizado e dirigido pelo produtor cultural aparecidense Laercio Filho, que contou com patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, do Banco do Nordeste, da Funarte e do Governo da Paraíba através da Ação Microprojeto Mais Cultura. As prefeituras dos municípios de Sousa e Aparecida, também apoiaram a produção que é assinada pela Acauã Produções Culturais e pela Pigmento Cinematográfico.
Na ficha técnica, o filme traz grandes profissionais do cinema nordestino, a começar pelo produtor executivo Heleno Bernardo, seguido pelo diretor de fotografia João Carlos Beltrão, diretor de som Gustavo Rocha, diretor de artes Carlos Mosca, edição de Lúcio César e a finalização de Ely Marques. A música que dá nome ao filme é de autoria de Cátia de França, interpretada por ela e Xangai.
As filmagens de Antoninha foram feitas em dezembro do ano passado nas fazendas Acauã e Xique-xique, município de Aparecida. Em cinco dias de intensa produção, envolveu mais de cinquenta profissionais e contou com a participação de moradores locais nas cenas de figuração, momento da chuva, uma das mais belas cenas que encerra o filme.
Antoninha é o quinto trabalho dirigido por Laercio Filho, que iniciou a sua trajetória no audiovisual após ser selecionado na primeira edição do programa Revelando os Brasis do Ministério da Cultura em 2004, o que o levou a produzir o documentário Memória Bendita, no ano seguinte.
Depois dessa experiência, Laercio Filho que já militava no teatro, na música e na literatura, apaixonou-se pelo cinema e de lá pra cá, dirigiu  o documentário “O apóstolo do Sertão” (2008) e as ficções em um minuto “As Trapalhadas de João Teimoso” (2010) e “As Trapalhadas de João Teimoso II” (2011).
Após lançamento na Fazenda Acauã, o filme Antoninha será exibido no próximo dia 30 no Centro Cultural Banco do Nordeste e depois partirá para os festivais tanto no Brasil como no exterior, mostrando os valores da cultura sertaneja na telona.

sábado, 16 de julho de 2011

Ponto de Cultura recebe visita de professores universitários e representante do Sebrae - PB.

O Ponto de Cultura “Portadores de Eficiência” recebeu na manhã deste dia 16 de julho um grupo de visitantes, no qual estavam inclusos professores universitários e o representante do SEBRAE da Paraíba. O Ponto mostrou aos visitantes os seus trabalhos realizados, tais como os cursos de teatro, decupagem, pintura em tecido, artes plásticas, acordeom, violão, capoeira e o trabalho áudio visual, com a exibição do filme curta - metragem “Degradação das Almas”, no qual emocionou alguns visitantes e ao final foi aplaudido e muito elogiado por todos, também foram expostos os principais pontos turísticos do nosso município através de um pequeno documentário produzido no próprio ponto, e pelo projeto “Trilhas na Serra” de autoria do professor Tacisio onde teve uma rápida explanação feita pelo professor Crisólito Marques sobre os 243 anos de fundação de Cuité; Confiram algumas fotos da visita.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Encontro dos Pontos de Cultura da Paraíba será em setembro

A Comissão de Articulação da TEIA 2011 definiu as datas de 11 a 14 de setembro para a realização do evento, na cidade de Areia. A Teia é o espaço de encontro entre Pontos de Cultura e, assim, um momento de grande celebração da diversidade cultural brasileira. As Teias vêm acontecendo desde 2005 em âmbito nacional. Este ano, teremos a segunda Teia Estadual Paraibana.

A programação prevê três dias de mostra artística e debates sobre o Programa Cultura Viva, além de rodas de conversa sobre Linguagens, Processos Educativos, Gestão e Comunicação. A programação não está fechada, mas contempla Mostra de produtos e produções dos Pontos de Cultura, que acontecerá no Espaço da Arte Horácio de Almeida durante todo o evento.

A TEIA 2011 da Paraíba pretende convidar o senador Cícero Lucena, Marta Porto, do Ministério da Cultura e Chico César, Secretário de Cultura da Paraíba, para participarem de mesa redonda sobre o Programa Cultura Viva. Prevista também apresentação de entidades para falarem sobre suas experiências, a exemplo da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda. Em paralelo, acontecerá a TEIA na ESCOLA, constituída de palestra nas escolas de Areia sobre a questão da cultura e duas oficinas ministradas por pessoas dos Pontos, uma de comunicação - incentivo aos jornais das escolas e produção radiofônica alternativa - e uma outra lúdica: dança, música, jogos, e também uma apresentação artística para cada escola. 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

MinC realiza encontro, no Rio de Janeiro, para discutir política pública para as crianças

A Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) esta realizando desde ontem (12), no Teatro do Jockey, na cidade do Rio de Janeiro, o 1º Encontro Nacional Cultura e Infância. O evento, que acontece até quinta-feira (14), reúne especialistas na área e tem o objetivo de dar início às discussões públicas para a criação de uma política nacional de Cultura à infância.
A proposta faz parte da estratégia de atuação da secretaria, que visa estender as políticas culturais a amplas parcelas da população brasileira, chegando ao cidadão comum, e não apenas àqueles que são demandantes de projetos culturais.
“A experiência cultural estética na infância tem grande importância na formação do cidadão”, comentou a secretária de Cidadania Cultural, Marta Porto, na cerimônia de abertura do evento. Ela disse que a previsão do ministério é ter um desenho de política cultural para a infância até meados do mês de outubro, quando a política será lançada em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Para isso será necessário ainda a realização de mais alguns encontros durante os meses de agosto e setembro.
O encontro no Rio de Janeiro está sendo realizado em parceria com o IX Festival Internacional de Linguagem (FIL), ação cultural promovida pela curadora Karen Accioly, que desenvolve um ampla programação artística para crianças.
Para os debates do evento foram chamados profissionais experientes na trabalho com a infância, tais como o Wellington Nogueira, fundador e coordenador-geral do grupo Doutores da Alegria, que leva  projetos de arte e brincadeiras a pacientes de hospitais infantis; Ilo Krugli, experiente diretor de teatro para crianças e fundador do grupo de Artes Cênicas Vento Forte, entre outras personalidades.
O cartunista Ziraldo lembrou da importância da leitura na formação das crianças
Hoje (13), segundo dia do encontro, teve abertura com fala de acolhimento e boas vindas de Guti Fraga, diretor do grupo Nós do Morro que falou sobre a importância da arte e do artista, utilizandoum texto adaptado de Shakespeare. O encontro contou com a participação especial do escritor e cartunista Ziraldo que conclamou os presentes para “transformar o Brasil num país de leitores”.
Ele lembrou da importância da leitura na formação das crianças.“Nós que estamos aqui temos que concentrar um esforço nacional brasileiro, fazer um movimento nacional com as pessoas que estão aqui, para que não cresça mais nenhuma criança analfabeta no Brasil.”   Segundo ele, para fazer a criança gostar de ler, ela tem que escolher o que ler. “Ler com ela, ler para ela. Quem coloca a criança no colo para ler, vê ela crescer melhor”, afirmou o escritor, acrescentando que a sua opinião é quem conhece a escola brasileira. “Faz 30 anos que eu visito a escola brasileira”. “Nós, que estamos aqui, temos que concentrar um esforço nacional, fazer um movimento nacional, para que não cresça mais nenhuma criança analfabeta no Brasil”,  frisou Ziraldo.
Além das mesas de discussão, no evento estão acontecendo oficinas lúdicas, coordenadas por Pontos de Cultura e grupos culturais, onde estão sendo desenvolvidas brincadeiras de rodas e cantigas,  elaborados brinquedos com material reciclável e realizados cursos de mamulengos e brinquedos populares. O 1º Encontro Nacional Cultura e Infância também tem espetáculos de grupos de cultura popular com apresentação de cirandas e carimbós.
Veja aqui a Programação do Encontro.
(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/ MinC)
(Fotos: Felippe Amarante, Divulgação/FIL)

terça-feira, 5 de julho de 2011

Secretário de Cultura da Bahia reconhece equívocos de Ana Hollanda, mas diz que Ministério não é conservador

O professor da UFBA e Secretário de Cultura da Bahia Albino Rubin, 57 anos, declarou que a Ministra da Cultura Ana Hollanda não pode ser acusada de ter posições retrógradas, “apesar das posições equivocadas com relação aos direitos autorais, cuja legislação não tem relação com a realidade”. A afirmação foi feita durante aula expositiva no primeiro dia do Curso de Gestão e Políticas Culturais que está acontecendo no Espaço Cultural, em João Pessoa, com aulas expositivas e relatos de experiências sobre políticas culturais e o desenvolvimento humano. Ele disse que um Ministério da Cultura contando com nomes como Roberto Peixe, que se mostrou inovador quando foi secretário de Cultura no Recife, Cláudia Leite e Marta Porto não pode ser considerado conservador. “O que existe é um ambiente de crítica pontual, porque em algum momento o Ministério da Cultura pisou na bola, mas não se pode generalizar”, afirmou.
Na sua palestra, Albino Rubin disse que Ana Hollanda não tem culpa pelo fato do Ministério da Cultura dever mais de 150 milhões só aos Pontos de Cultura. “O Governo anterior não repassou os recursos, não honrou editais que foram assinados há dois anos, e isso não pode ir para a conta da nova Ministra”, declarou. Ele disse que o Ministério recebeu como herança da gestão anterior mais de 500 milhões de dívidas pendentes.
Na sua aula, Albino ressaltou seu pensamento de que "a maneira mais fácil de aniquilar uma cultura é colocá-la no isolamento. Preservar a cultura é a pior coisa que existe."  Para ele, a política cultural tem de ter várias vertentes dentro dela. Existe uma política cultural mais ampla, para toda sociedade. De outro lado, tem que existir política também para setores da cultura mais profissionalizados. “São políticas diferenciadas, claro, uma coisa é uma política de teatro para todo cidadão, que não é a mesma política para o teatro profissional”, disse Rubin.
O professor Albino Rubin lançou no evento seu livro “Políticas culturais no Brasil”, sobre as diversas demandas culturais e seus desafios. O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar recebeu um exemplar do autor, através do ativista cultural Edglês Gonçalves, destinado à Biblioteca Comunitária Jornalista Arnaud Costa.  
http://www.pccn.wordpress.com/