Cia. Cuiteense de Teatro

sábado, 22 de setembro de 2012


Marta diz que atingir meta de 15 mil pontos de Cultura até 2020 é “delírio” e exigirá muito trabalho

Alex Rodrigues - Agência Brasi


l20.09.2012 - Atualizado em 21.09.2012 - 11h39

      Durante reunião realizada na ultima quinta feira (20) de Setembro em Brasília com produtores do setor da cultura digital, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, admitiu ainda estar conhecendo o Ministério da Cultura (MinC), que assumiu há sete dias, e disse que a meta do país ter 15 mil pontos de Cultura em funcionamento até o ano de 2020 é um “delírio” e que exigirá muito trabalho para ser atingida.
“O resgate e o fortalecimento dos pontos de Cultura têm que ser um ponto central dessa gestão, mas falar em 15 mil [unidades] em funcionamento até 2020 é um delírio. Vamos ter que trabalhar muito para isso e vamos trabalhar”, disse a ministra, destacando que, dos cerca de 4 mil pontos de Cultura identificados em todo o país, apenas 2,3 mil são beneficiados por convênios com o ministério.
A meta de 15 mil pontos de Cultura é um dos 53 objetivos do Plano Nacional de Cultura (PNC), elaborado em parceria com representantes da sociedade civil e aprovado em dezembro de 2011.
A secretária executiva do Pontão de Articulação da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, Patrícia Ferraz, disse ter interpretado a declaração da ministra como um reconhecimento da necessidade de mudanças.
“Vendo a atual realidade do ministério, o [montante] de recursos destinados ao Programa Cultura Viva [ao qual estão associados os pontos de Cultura], a meta dificilmente seria atingida. Acho que ao reconhecer o que chamou de delírio, a ministra admitiu que é necessário um outro olhar, uma nova linha de atuação por parte do ministério”, disse Patrícia à Agência Brasil.
Edição: Fábio Massalli