Cia. Cuiteense de Teatro

terça-feira, 11 de dezembro de 2012


Funesc lança oito livros e anuncia quatro editais para 2013


O concurso que selecionou as obras foi realizado em 2011

Após 16 anos sem lançar títulos com selo próprio, as Edições Funesc retomam o trabalho de apoio à literatura paraibana com a publicação de oito livros inéditos. São obras de escritores já consagrados, e também de novos autores contemplados com o Prêmio Literário José Lins do Rego. O lançamento será na sexta-feira (14), às 19h, no subsolo (área interna) do Teatro de Arena do Espaço Cultural. Na ocasião, a presidente da Funesc, Lu Maia, anunciará quatro editais para o próximo ano.
Para a área de artes visuais, será lançado o terceiro edital de ocupação da Galeria Archidy Picado. O setor de audiovisual será contemplado com o “Curtas PB na Tela”; literatura terá o “Edições Funesc –Prêmio Literário Augusto dos Anjos”. Para música, haverá o edital “Music From Parahyba”.
O concurso que selecionou as obras foi realizado em 2011, com participação de autores nascidos ou radicados na Paraíba, rigor imposto para preservar o objetivo das Edições Funesc, que é o de incentivar a produção literária do estado e aproximá-la da população. Para alcançar o desejado, além de publicar as obras, exemplares dos livros são disponibilizados em bibliotecas e também levados às escolas municipais e estaduais.
Romance, poesia, infantojuvenil, conto e crônica são os gêneros contemplados, que ganham vida sob o talento de Astier Basílio, Saulo Mendonça, Gustavo Limeira, Marinésio Gonçalves, Paulo Vieira, Roberto Menezes, Jackson Franco e José Camilo Lelis. Oito diferentes estilos de escrita, que tornam a Coleção 2012 das Edições Funesc um convite à leitura.
O lançamento compreende seis selos editoriais para definir as suas publicações por gênero literário. Cada um deles com nomes em homenagem ao escritor José Lins do Rego, patrono da Funesc. A coleção “Riacho Doce” é destinada a romances ou novelas; Coleção “Pureza”, para poesia; Coleção “Gordos e Magros”, para contos ou crônicas; Coleção “Velha Totônia” contemplará literatura infantojuvenil; Coleção “Papa-Rabo”, para obras em dramaturgia e “Coleção Usina” para ensaios. As denominações desses conjuntos não implicam em definição de temas para as obras a serem publicadas.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Comissão Estadual dos Pontos de Cultura/PB trata com Secult sobre Teia/2013

                A Comissão Estadual dos Pontos de Cultura da Paraíba esteve reunida na sexta-feira (7) na Secretaria de Estado da Cultura, com Chico César e equipe, ocasião em que foi discutida a realização da Teia 2013 e o acompanhamento que vem sendo feito pela Comissão Governamental nos 20 Pontos de Cultura conveniados com o Estado, principalmente das dificuldades constatadas pela equipe na área de gestão/prestação de contas.

          Ficou acertada uma próxima reunião entre a Comissão Estadual dos Pontos e Governo, para o dia 20 de dezembro. Nessa oportunidade, será discutida uma proposta para a Teia 2013, considerando inclusive a participação da “caravana” que está sendo elaborada pelo Minc/Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.
               Foi colocada a necessidade de apoio para a Comissão Estadual no que se refere ao deslocamento dos representantes de regiões para João Pessoa, local da próxima reunião. “Estarei acompanhando essa movimentação que deve ser feita pela Secretária de Cultura, conforme proposta nossa”, afirmou Buda Lira, da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura. Ele sugeriu à Secult que qualquer iniciativa de oficinas, curso na área de gestão e prestação de contas seja feito o mais breve possível, considerando a emergência do tema.