Cia. Cuiteense de Teatro

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dia Internacional da Dança será comemorado em Cuité

Dia Internacional da Dança terá apresentações em seis cidades paraibanas 
 
As atrações gratuitas terão como palcos teatros, praças públicas e escolas simultaneamente nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Pedras de Fogo, Cuité, Conde e Cabedelo


Seis cidades paraibanas participam, na próxima segunda-feira (29), de mais uma edição do evento em homenagem ao Dia Internacional da Dança. Promovida pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação Espaço Cultural (Funesc), a ação terá apresentações simultâneas nos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Pedras de Fogo, Cuité, Conde e Cabedelo. As atrações gratuitas terão como palcos teatros, praças públicas e escolas.
A programação aborda vários estilos da arte por meio de apresentações de grupos das cidades de João Pessoa, Remígio e Campina Grande. No ano passado, todas as atividades se concentraram na Capital paraibana. Em 2013, a coordenação do evento resolveu expandir a comemoração, levando os espetáculos a outros municípios do Estado.

Em João Pessoa, a apresentação acontece na Praça Bela, localizada no conjunto Funcionários, com o grupo Cia de Ballet, que vai mostrar fragmentos de seu repertório de coreografias clássicas e contemporâneas. O espetáculo começa às 19h. Ainda na Capital, a programação inclui uma oficina de Dança do Ventre com a professora Anemel, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego.

No Conde, o Núcleo de Cultura recebe, às 15h, a montagem contemporânea “A Deusa que há em Mim”, da Cenário Cia de Dança (João Pessoa). Em Santa Rita, a apresentação do espetáculo Caravana, da Cia Lunay (João Pessoa) será na Escola Estadual Anísio Pereira Borges, no mesmo horário. O grupo mescla elementos da dança do ventre tribal com um toque de brasilidade. O município de Pedras de Fogo recebe o espetáculo “A Outra Face”, do grupo de hip hop Vivarte The Boys (Remígio). A atração se apresenta às 15h, no Colégio Waldecyr Cavalcante de Araújo Pereira.

Na cidade de Cuité, o público vai poder assistir ao espetáculo “Ballet Clássico Divertisement”, do grupo Fernanda Barreto (Campina Grande). A apresentação será no Teatro Municipal Francisca Emilia da Fonseca, às 20h. No município de Cabedelo, o Balé Popular da UFPB apresenta o espetáculo “Encantados”, às 20h, no Teatro Santa Catarina.

Uma atividade extra será realizada em Campina Grande, no dia 26 (sexta-feira). Será a apresentação do grupo Contexto no 1º Festival de Dança de Campina Grande.

terça-feira, 2 de abril de 2013

DIA 5 DE ABRIL SERÁ LANÇADO O EDITAL DO PROGRAMA DE CULTURA BANCO DO NORDESTE / BNDES


Edital do Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES será lançado no dia 5 de abril em Sousa

João Pessoa (PB), 02 de abril de 2013 – Na próxima sexta-feira, 5 de abril às 17h, será lançado o Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES – Edição 2013, que  destinará R$ 8 milhões para patrocínio a projetos nas áreas de artes integradas, artes visuais, audiovisual, dança, literatura, música, patrimônio e teatro & circo.
 A cerimônia acontece em Sousa (PB), na unidade do Centro Cultural Banco do Nordeste. O evento contará com a presença do secretário de Fomento e Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes. Também estarão presentes o Relator do Procultura no Congresso Nacional, deputado federal Pedro Eugênio Cabral, a representante do BNDES, Carine Silveira; além de representantes de entidades parceiras e autoridades locais.
 O Edital estará disponível para consulta na página do Banco do Nordeste na Internet (www.bnb.gov.br), a partir da sexta-feira. As inscrições permanecerão abertas até o próximo dia 11 de maio.
 Para divulgar as principais características e objetivos do Edital e orientar os proponentes sobre o correto preenchimento do formulário de inscrição, serão realizadas 45 Oficinas de Elaboração de Projetos, em várias cidades nordestinas, no período de 5 de abril a 4 de maio, sendo oito delas nos municípios paraibanos de João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Barra de Santa Rosa, Cabaceiras, Gurinhém, Princesa Isabel e São Bento. A relação dos projetos selecionados será divulgada no dia 19 de agosto de 2013.
 O Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES foi criado pelo BNB em 2005, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos para patrocínio de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região.
          O Programa possui quatro princípios básicos: interesse da Região, uma vez que o Banco do Nordeste é o principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento regional; acesso democrático a todos que fazem parte da cadeia produtiva da cultura, com igualdade de possibilidades; transparência do processo de seleção, oferecendo a todos as informações sobre os critérios e metodologia de avaliação dos projetos; e finalmente, acompanhamento que permita o cumprimento dos objetivos de cada ação e do programa como um todo.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

MEIO AMARGO, UM FILME DE ISMAEL MOURA


O  Ponto de Cultura “Portadores de Eficiência”, de Cuité/PB, lançou mais um curta metragem. O filme “Meio amargo”, de Ismael Moura, mostra a violência contra a mulher.

O novo curta de ficção do Ponto de Cultura tem atuação dos atores Dioclebio Smille e Geyse Lorrayne, com direção de Ismael Moura e fotografia de kennel Roger.
Veja o filme “Meio amargo” no youtube: