Cia. Cuiteense de Teatro

sábado, 26 de março de 2011

27 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DO TEATRO



A origem do teatro pode ser remontada desde as primeiras sociedades primitivas, em que acreditava-se no uso de danças imitativas como propiciadores de poderes sobrenaturais que controlavam todos os fatos necessários à sobrevivência (fertilidade da terra, casa, sucesso nas batalhas etc), ainda possuindo também caráter de exorcização dos maus espíritos. Portanto, o teatro em suas origens possuía um caráter ritualístico.
Na Grécia antiga, os festivais anuais em honra ao deus Dionísio (Baco, para os romanos) compreendiam, entre seus eventos, a representação de tragédias e comédias. As primeiras formas dramáticas na Grécia surgiram neste contexto, inicialmente com as canções dionisíacas (ditirambos).
O renascimento do teatro se deu, paradoxalmente, através da própria igreja, na Era Medieval. O renascimento do teatro se deveu à representação da história da ressurreição de Cristo. A partir deste momento, o teatro era utilizado como veículo de propagação de conteúdos bíblicos, tendo sido representados por membros da igreja (padres e monges). O teatro medieval religioso entrou em franco declínio a partir de meados do século XVI.
No Brasil, o teatro tem sua origem com as representações de catequização dos índios. As peças eram escritas com intenções didáticas, procurando sempre encontrar meios de traduzir a crença cristã para a cultura indígena. Uma origem do teatro no Brasil se deveu à Companhia de Jesus, ordem que se encarregou da expansão da crença pelos países colonizados. Os autores do teatro nesse período foram os padres José de Anchieta e Antonio Vieira. As representações eram realizadas com grande carga dramática e com alguns efeitos cênicos, para a maior efetividade da lição de religiosidade que as representações cênicas procuravam inculcar nas mentes aborígines.
Esta data é importante e significativa para todos que fazem esta arte em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, arte esta que infelizmente ainda para muitas pessoas é carregada de preconceitos, mas que ao longo da história cumpriu um papel decisivo no alavancamento da cultura, de um modo geral, principalmente após os anos negros da ditadura militar em nosso país.
Deste modo quero parabenizar a todos que praticam esta arte, em especial na cidade de Cuité, lembrando ainda que também nesta data faz aniversário a Cia. Cuiteense de Teatro, nesta feita completando seus sete anos de sua oficialização, instituição esta que procura levar ao seu público através de suas peças teatrais humor e diversão, de forma original e para todos os públicos, cativando o seus espectadores em todos os cantos que se apresentam, agora trazendo também cidadania, geração de emprego e capacitações para a população de Cuité que está inscrito no Projeto Portadores de Eficiência.
Parabéns de forma geral a todos que fazem o teatro, que é a expressão mais viva da cultura de nossa querida cidade Cuité.











Crisólito Marques
Professor,Historiador, Pesquisador.

REUNIÃO DOS PONTOS DE CULTURA DO CURIMATAÚ/SERIDÓ

A reunião que aconteceu na cidade de Cuité, na sede do Ponto de Cultura "Portadores de Eficiência", teve inicio às 14h20, após a espera de todos os representantes dos pontos, a reunião teve a presença dos pontistas Antônio Felipe da Silva Júnior (Arribaçã - Remígio), José Nilson Almeida (Arribaçã - Remígio), Crisólito da Silva Marques (Portadores de eficiência - Cuité), Robson Peixoto Domingos (Portadores de eficiência -Cuité), Ismael de Azevedo Moura (Portadores de eficiência - Cuité), Ricardo da Silva Nascimento (Portadores de eficiência-Cuité), Maria Betânia Dantas (Biblioteca Livro em Roda - Nova Palmeira), Manailma de Fátima Santos (Biblioteca Livro em Roda - Nova Palmeira), Luís Cavalcante Neto (Culturarte - Nova Palmeira) e Manassés de Oliveira (Culturarte - Nova Palmeira).
1. Plano de trabalho
 Os pontos registraram que pretendem integrar ações individuais e potencializar os efeitos dos trabalhos desenvolvidos dentro dos planos de cada ponto de cultura. Efetivamente serão realizados mais contatos e mais encontros para a definição de estratégias de ação para realizar a proposta levantada na reunião.
2. Parcerias
 Em sintonia com o que foi discutido no item anterior, os pontistas reunidos expuseram que pretendem aumentar os contatos entre os pontos e estabeleceram que vão integrar as ações entre eles de forma que os projetos desenvolvidos por cada um tenham mais visibilidade nas regiões do Seridó/Curimataú e, também, no estado da Paraíba.
3. Teia 2011
 Sobre a Teia 2011 foi colocado que o processo de definição das atividades do evento foi, em parte, discutido em reuniões virtuais. Como ideia a ser levada para a discussão na reunião do dia 30, entre os representantes e suplentes das regionais, foi apresentada a proposta de cada ponto para as apresentações culturais na mostra da TEIA 2011 e, ainda, foi solicitado que os representantes do Seridó/Curimataú questionassem o local escolhido para a realização da TEIA 2011.
Após o tratamento da pauta e dos encaminhamentos gerados pelo debate, todos trocaram contatos e aprovaram o presente relatório. Em seguida a reunião foi finalizada e todos voltaram aos municípios de origem.

Após a apresentação dos membros do grupo lemos o relatório da reunião do Fórum da Rede de Pontos de Cultura da Paraíba, realizada no dia 22 de fevereiro de 2011. Em seguida passamos aos informes e, depois, à nossa pauta.

Cuité-PB, 24 de março de 2011
 

quinta-feira, 17 de março de 2011

Ministério da Cultura começa a regularizar desembolsos do Programa Cultura Viva

O Ministério da Cultura inicia nesta terça-feira (15) o pagamento de pendências relativas aos Pontos de Cultura conveniados diretamente com o ministério e que estejam com suas contas aprovadas. O pagamento total da modalidade será realizado ao longo do mês de março. Com isto, o MinC dispara o processo de regularização de seus dispêndios com o Programa Cultura Viva.
Também em março, o MinC começa a quitar dívidas com redes de Pontos de Cultura estabelecidas por convênios com estados e prefeituras. No caso de São Paulo, R$ 3 milhões serão desembolsados em março; uma parcela maior será destinada, em abril, ao custeio de despesas de capital, conforme acordado com os Pontos de Cultura do Estado. O restante das verbas será alocado entre maio e novembro.
Os pagamentos das redes de Pontos de Cultura de Estados e municípios estão sendo negociados diretamente com as respectivas secretarias de cultura. Esses pagamentos serão precedidos da revisão de planos de trabalho e dos aditivos contratuais. O MinC confirma, também, o adimplemento de restos a pagar de 2010 relativos a esses grupos.
O Ministério informa ainda que, por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural –  com o Programa Cultura Viva, atualmente lotado na Secretaria da Cidadania Cultural – , está estruturando o assessoramento regional aos Pontos de Cultura.
Tuxauas
A totalização do desembolso devido aos participantes do edital Tuxaua 2009 será realizada igualmente em março. Tais restos a pagar são relativos à parcela de 2010 deste edital.
Os pagamentos em aberto de todos os demais prêmios e editais terão sua regularização iniciada a partir de maio – caso do Tuxaua 2010, Economia Viva, Pontos de Mídia Livre, Pontinhos de Cultura, Cultura e Saúde, Cultura Digital 2010, Areté, Agente Escola Viva, Agente Cultura Viva e Prêmio Asas I e II.
Mais informações pelos telefones:
61-2024-2936
61-2024-2945
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2011/03/14/normalizacao-de-pagamentos/