Cia. Cuiteense de Teatro

sábado, 26 de março de 2011

27 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DO TEATRO



A origem do teatro pode ser remontada desde as primeiras sociedades primitivas, em que acreditava-se no uso de danças imitativas como propiciadores de poderes sobrenaturais que controlavam todos os fatos necessários à sobrevivência (fertilidade da terra, casa, sucesso nas batalhas etc), ainda possuindo também caráter de exorcização dos maus espíritos. Portanto, o teatro em suas origens possuía um caráter ritualístico.
Na Grécia antiga, os festivais anuais em honra ao deus Dionísio (Baco, para os romanos) compreendiam, entre seus eventos, a representação de tragédias e comédias. As primeiras formas dramáticas na Grécia surgiram neste contexto, inicialmente com as canções dionisíacas (ditirambos).
O renascimento do teatro se deu, paradoxalmente, através da própria igreja, na Era Medieval. O renascimento do teatro se deveu à representação da história da ressurreição de Cristo. A partir deste momento, o teatro era utilizado como veículo de propagação de conteúdos bíblicos, tendo sido representados por membros da igreja (padres e monges). O teatro medieval religioso entrou em franco declínio a partir de meados do século XVI.
No Brasil, o teatro tem sua origem com as representações de catequização dos índios. As peças eram escritas com intenções didáticas, procurando sempre encontrar meios de traduzir a crença cristã para a cultura indígena. Uma origem do teatro no Brasil se deveu à Companhia de Jesus, ordem que se encarregou da expansão da crença pelos países colonizados. Os autores do teatro nesse período foram os padres José de Anchieta e Antonio Vieira. As representações eram realizadas com grande carga dramática e com alguns efeitos cênicos, para a maior efetividade da lição de religiosidade que as representações cênicas procuravam inculcar nas mentes aborígines.
Esta data é importante e significativa para todos que fazem esta arte em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, arte esta que infelizmente ainda para muitas pessoas é carregada de preconceitos, mas que ao longo da história cumpriu um papel decisivo no alavancamento da cultura, de um modo geral, principalmente após os anos negros da ditadura militar em nosso país.
Deste modo quero parabenizar a todos que praticam esta arte, em especial na cidade de Cuité, lembrando ainda que também nesta data faz aniversário a Cia. Cuiteense de Teatro, nesta feita completando seus sete anos de sua oficialização, instituição esta que procura levar ao seu público através de suas peças teatrais humor e diversão, de forma original e para todos os públicos, cativando o seus espectadores em todos os cantos que se apresentam, agora trazendo também cidadania, geração de emprego e capacitações para a população de Cuité que está inscrito no Projeto Portadores de Eficiência.
Parabéns de forma geral a todos que fazem o teatro, que é a expressão mais viva da cultura de nossa querida cidade Cuité.











Crisólito Marques
Professor,Historiador, Pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário