Cia. Cuiteense de Teatro

sábado, 16 de abril de 2011

Cuité Produz Curtas

As telas do cinema encantam milhares de pessoas a muitos anos, desde a primeira projeção paga organizada pelo pai da família Lumière no Salão do Grand Café em Paris no dia 28 de dezembro de 1895 até os dias atuais,desde então  seus expectadores lotam as salas de projeção em todo o mundo para assistirem os mais variados filmes produzidos dentro do contexto da chamada sétima arte.

Este encantamento que o cinema causa em muitas pessoas está mudando o cotidiano de um grupo de jovens da cidade de Cuité, que com poucos recursos econômicos, os mesmos já produziram alguns curta metragens, estando no momento na gravação e edição de seu sexto curta. Tudo deu inicio a partir do projeto “Revelando os Brasis”, quando o membro do grupo, Ismael Moura, foi selecionado entre os quase seiscentos inscritos em todo o Brasil, produzindo o curta “Reencontro”.
A Cia. Cuiteense de Teatro, que como o próprio nome já a identifica, está voltada para a arte cênica, com vários trabalhos já expostos nesta área, levando o nome de Cuité para todo o Estado e Estados vizinhos. Porém a partir do ano de 2009 quando o grupo foi contemplado com o projeto “Portadores de Eficiência”, o mesmo tornou-se um dos Pontos de Cultura existentes na Paraíba, onde estão realizando oficinas gratuitas para a população, de teatro, sanfona, violão, decupagem, pintura em tecido, capoeira, pintura em tela.
Foi a partir deste projeto que a Cia. Cuiteense de Teatro começou a produzir curtas metragens, o primeiro foi em parceria com o Campus da UFCG em Cuité, intitulado “Dinamérico O Poeta”, em 2009, produziu em um projeto junto a Escola Estadual Orlando Venâncio os curtas “Bem Vindo a Feira”, “Nem Tudo Que Se Ouve É” e “Maldita Sorte”, juntamente com o projeto Viação Paraíba foi produzido “Tempo”, que foi contemplado como melhor roteiro no festival de cinema da cidade do Congo, todos estes no ano de 2010.
Atualmente a Cia. Cuiteense de Teatro juntamente com o Ponto de Cultura Portadores de Eficiência estão acabando as gravações e iniciando a edição do mais novo curta, intitulado “Degradação das Almas”, o filme, que será um drama, traz uma mensagem abordando a violência contida na sociedade dos dias atuais no olhar de uma criança, todos estes curtas tem roteiro e direção de Ismael Moura.







Reportagem: Crisólito Marques
Professor,Historiador, Pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário